Cidadania e Justiça também se aprendem

Alunos da rede participam do projeto

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 23/02/2024

Alunos da rede municipal de Ilhabela participam do projeto “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola”

Alunos da rede municipal de ensino de Ilhabela participaram, na manhã da última quarta-feira (21), do “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola”. O projeto é uma parceria daPrefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Educação, com o Poder Judiciário, e foi aberto com os alunos do 7º ano da Escola Municipal Anna Leite Julião Torres.

Na abertura, os estudantes assistiram palestras da Diretora do Fórum e titular da 1ª Vara Judicial, juíza Bruna Lyrio, do presidente da OAB de Ilhabela, Dr. Geralcílio José, do Comandante da Polícia Militar de Ilhabela, Tenente Nivaldo Junior, do Promotor de justiça de Ilhabela, Dr. Raul Agripino, e do delegado titular da Polícia Civil, Caio Fresatto.

Também estiveram presentes o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, e a secretária de Educação Lídia Sarmento. Segundo ColucciSegundo Colucci, este projeto é de suma importância para os alunos, pois “contribui para a educação integral na medida em que ensinará aos nossos alunos noções de cidadania, civismo e participação na vida em comunidade”.

Desenvolvido pela primeira vez no município, o projeto tem como objetivo conscientizar professores e estudantes, alcançando também seus pais e responsáveis, a respeito dos direitos e deveres dos cidadãos, mostrando como exercê-los, informando a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos demais serviços jurisdicionais. A iniciativa continua em outras escolas da rede municipal durante o 1º semestre do ano letivo.

Como material de apoio, as crianças recebem a Cartilha da Justiça, que alerta sobre os deveres e esclarece os direitos básicos do cidadão, de forma lúdica, dinâmica e com linguagem simples.

 

Sobre o Programa

O programa “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola” surgiu da constatação, pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), do desconhecimento da maior parte da população a respeito das atribuições e do funcionamento do Poder Judiciário brasileiro. Ou seja, a sociedade sente-se distante da Justiça por não a conhecer.

 

Etapas do Programa

  • A primeira etapa consiste em organizar o cronograma e o desenvolvimento do programa, motivar os diretores e supervisores de ensino nas escolas e difundir a iniciativa aos alunos, por meio da distribuição da Cartilha da Justiça e/ou Cartilha da Cidadania em quadrinhos;
  • A segunda etapa consiste em visitas dos juízes e parceiros (advogados, promotores, defensores públicos, servidores do Poder Judiciário) às escolas e de alunos e professores aos órgãos do Poder Judiciário;
  • Na terceira etapa, os estudantes dão início à produção cultural com base nos ensinamentos da Cartilha da Justiça e nas visitas para posterior participação em concursos promovidos pelas escolas. São realizadas apresentações teatrais, musicais, dentre outras atividades artísticas que os alunos vão mostrar sobre o aprendizado.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo