Agentes de saúde de Ilhabela

participam de oficina de arteterapia

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 01/02/2019

Agentes de saúde de Ilhabela participam de oficina de arteterapia

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a primeira “Arteterapia” para os Agentes Comunitários de Saúde, com apoio da Atenção Especializada do arquipélago, ministrada pela arteterapeuta e pedagoga Raquel Yabu Ferreira. A atividade fez parte da programação da campanha “Janeiro Branco” e aconteceu na semana passada.

 

Arteterapia

Segundo o American Art Therapy Association (ATAA), a “Arteterapia” é uma profissão assistencial ao ser humano. Ela oferece oportunidades de exploração de problemas e de potencialidades pessoais por meio de recursos físicos, cognitivos e emocionais, bem como a aprendizagem de habilidades, por meio de experiências terapêuticas com linguagens artísticas variadas.

A terapia por meio das expressões artísticas reconhece tanto os processos artísticos como as formas, os conteúdos e as associações, como reflexos de desenvolvimento, habilidades, personalidade, interesses e preocupações do paciente.

O uso da arte como terapia implica que o processo criativo pode ser um meio tanto de reconciliar conflitos emocionais, como de facilitar a autopercepção e o desenvolvimento

A arteterapeuta e pedagoga Raquel Yabu Ferreira informa que durante a campanha do “Janeiro Branco” foram realizadas duas sessões de arteterapia com os ACS’s.  “As sessões foram delicadamente elaboradas para refletirmos um pouco sobre o nosso dia a dia e consequentemente melhorar o nosso autoconhecimento. Foi muito produtivo e positivo e acho que uma boa semente foi plantada”, afirmou.

Ela finalizou dizendo que “saímos com a sensação de ter conseguido nos enxergar melhor e chegar a uma conclusão de que é muito importante ter um maior equilíbrio para seguir em frente”.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo