1° Fórum Nacional de Debates dos Procons é sucesso em Ilhabela
A Prefeitura de Ilhabela realizou entre os dias 24 e 25 de maio, o 1° Fórum Nacional de Debates dos Procons. O evento ocorreu no Paço Municipal, no Perequê, e teve a presença de mais de 200 representantes do segmento de defesa do consumidor de todo Brasil.
Para a diretora do Procon de Ilhabela, Gabriela Pinho, o balanço do fórum foi extremamente positivo. “O evento foi muito elogiado por todos participantes. Alinhamos pontos importantes de debate, como alguns projetos de lei nacionais que devem ser votados e podem prejudicar o consumidor. A participação da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça também foi muito importante, já que é este órgão que toma as principais decisões quanto aos caminhos da defesa do consumidor. Fizemos um grande evento”, destacou Gabriela.
O 1º Fórum Nacional de Debates dos Procons teve a presença do prefeito Márcio Tenório e do deputado federal Celso Russomanno (PRB), além de autoridades locais e regionais.
“Este fórum foi um marco na luta pelos direitos do consumidor brasileiro. O Procon de Ilhabela tem realizado um grande trabalho em defesa dos direitos da população ilhéu. Por isso, a Prefeitura tem mantido uma forte parceria para ampliar ainda mais o atendimento em nossa cidade”, declarou o prefeito. “Termos sido a primeira cidade do Litoral Norte a receber um encontro nacional do segmento, foi de suma importância para nós, enquanto Município, uma vez que a reunião foi um marco na luta pelos direitos do consumidor brasileiro”, acrescentou Márcio Tenório.
A iniciativa contou com a presença dos Procons de todo país, bem como demais entidades do sistema nacional. Entre os convidados estiveram o Ministério Público do Consumidor (MPCON); o Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON); o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), Procons Brasil e a Fundação Procon.
O objetivo foi discutir assuntos relacionados à defesa do consumidor, a exemplo do cenário regulatório e legislativos dos planos de saúde; do decreto do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e suas inovações no mercado de consumo; e do atual cenário do mercado de varejo virtual atual.