para otimizar fluxo no serviço de saúde
Prefeitura de Ilhabela abre Polo de Atendimento – Dengue para otimizar fluxo no serviço de saúde
No Dia D de Mobilização Estadual contra a dengue, a Prefeitura de Ilhabela anunciou nesta sexta-feira (1/3), a abertura do Polo de Atendimento – Dengue, com o intuito de fortalecer a prevenção e o combate às arboviroses. O novo anexo estará em funcionamento das 10h às 22h, no antigo Gripário, ao lado do Hospital Mário Covas Jr, na Barra Velha.
O Polo contará com uma equipe especializada composta por um médico, um enfermeiro e três técnicos de Enfermagem, além da equipe de notificação, dado que a dengue é uma doença de notificação compulsória.
Destaca-se que o Polo de Atendimento – Dengue não é um espaço aberto para a procura direta pela população. Ele atuará como uma extensão do Hospital Mário Covas Jr, recebendo pacientes após a passagem pela Classificação de Risco. Quando um paciente apresentar suspeita de dengue, com sintomas característicos e sem alto risco ou sinais de gravidade, será encaminhado ao Polo para receber atendimento médico e de enfermagem.
A iniciativa visa otimizar o fluxo de pacientes com suspeita de dengue, garantindo uma resposta rápida e eficaz e melhorar o fluxo de atendimento no Pronto Socorro Municipal. O Polo de Atendimento – Dengue foi estrategicamente localizado para atender a demanda crescente, proporcionando uma estrutura adequada para o tratamento dos pacientes.
A Prefeitura de Ilhabela reforça que todas as unidades de saúde da cidade estão aptas a realizar o mesmo atendimento em casos suspeitos de dengue. A medida tem como objetivo descentralizar os serviços e oferecer suporte em diferentes regiões da cidade, ampliando a capacidade de atendimento e proporcionando mais agilidade no diagnóstico.
A população é orientada a procurar atendimento médico imediato ao identificar sintomas compatíveis com a dengue, contribuindo assim para um combate mais eficiente às arboviroses.