exibe exposição sobre Ilhabela
Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo exibe exposição sobre Ilhabela
A exposição Villa Bella – Memória iconográfica de uma bela Ilha (Ilhabela – 1900 -1980) entra em exibição no Museu da Imagem e do Som
(MIS) entre os dias 26 de março e 30 de abril.
Organizada pela fotógrafa paulistana Maristela Colucci, a exposição reúne 69 imagens que retratam a cultura e a vida dos moradores de Ilhabela no passado, marcando especialmente a transição de Villa Bella para a disposição atual.
“Os 15 eixos temáticos, que integram a exposição, foram surgindo aos poucos, para assim costurar a história da Ilha. Na edição, privilegiei a arte da fotografia e o registro histórico. A pesquisa nos mostrou claramente que ainda há muito terreno a garimpar”, explica Maristela.
O texto ficou sob responsabilidade da jornalista Camila Prado, que mergulhou na história do arquipélago a partir das imagens selecionadas por Maristela.
Exposição Villa Bella
A circulação da exposição é viabilizada por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O projeto ainda prevê, no futuro, a publicação de um livro.
Em Ilhabela, a estreia da mostra fotográfica ocorreu em 2021 no Centro Cultural Waldemar Belisário, com apoio da Prefeitura. A exposição ainda vai passar pelo Teatro Municipal de Ubatuba, entre 17 de maio e 8 de junho, e depois segue para Caraguatatuba, onde poderá ser vista no Museu de Arte e Cultura (MACC), de 20 de junho a 20 de julho.
Com o intuito de compartilhar o acervo para mais pessoas, as imagens estão disponíveis para pesquisa e acesso online no Instagram do projeto:
@ilhabela_1900_1980_villa_bella.
Serviço
Exposição Villa Bella – Memória iconográfica de uma bela Ilha (Ilhabela – 1900-1980)
Organizadora: Maristela Colucci
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som
Endereço: Av. Europa, 158, Jd. Europa – São Paulo/SP
Abertura: 26 de março de 2024, das 19h às 21h30
Visitação: de 27 de março a 30 de abril de 2024. No dia da abertura, às 18h30, a visitação será guiada por Maristela Colucci e Camila Prado
Horários: Terças a sextas, das 10h às 19h Sábados, das 10h às 20h Domingos e feriados, das 10h às 18h (permanência até 1h após o último
horário)
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita
*Créditos
Foto 1: Acervo Arthur Carlos
Foto 2: Acervo Família Imakawa
Foto 3: Acervo Eulina de Mello Quinteiro Foto 4: Arquivo Waldemar Belisário