Procon de Ilhabela notifica Elektro sobre aumento da conta de luz
O Procon de Ilhabela informa que notificou a empresa Elektro Eletricidade e Serviços S/A (Elektro), concessionária do fornecimento de energia elétrica no município, para obter informações sobre o reajuste tarifário de 24%, anunciado em agosto deste ano.
O órgão quer dados sobre os motivos técnicos e fáticos para o aumento anunciado. “Concedemos o prazo de sete dias para elucidação dos motivos e se há autorização pela Aneel. Caso não haja aplicaremos multa por aumento injustificado. Caso haja, encaminharei ao MP para medidas cabíveis”, disse a diretora do Procon, Gabriela Pinho.
A concessionária Elektro atende 2,6 milhões de unidades consumidoras localizadas em 223 municípios de São Paulo e cinco do Mato Grosso do Sul.
No Litoral Norte a empresa fornece energia para Ilhabela e Ubatuba. Nessas duas cidades, o custo com energia ficou mais caro em 24,42%.
O que mais influenciou no reajuste da Elektro foram os chamados componentes financeiros, principalmente relacionados à aquisição de energia e ao risco hidrológico. Sozinhos, os componentes financeiros responderam por 13,36 pontos porcentuais do reajuste médio de 24,42% aprovado.
Por outro lado, esse mesmo efeito financeiro tende a atenuar, em 2019, o próximo processo tarifário da distribuidora.