Ação integra o “Projeto Pedagogia do Afeto”
Alunos da rede municipal visitam Centro de Apoio Social ao Idoso em Ilhabela
O afeto, o amor e o respeito, são partes essenciais para as relações humanas. Por isso a direção e os alunos da E.M. Benedita Salinas, realizaram uma visita especial, na semana passada, ao Centro de Apoio Social ao Idoso, na Barra Velha.
A ação integra o projeto “Pedagogia do Afeto”, inserido como eixo temático da unidade. “As crianças são movidas por emoções, que nem sempre conseguem controlar, mas quando inseridas e um ambiente acolhedor, amoroso, se sentem protegidas e descobrem facilmente como retribuir e diferenciar os sentimentos bons dos ruins”, declarou a secretária de Educação, Yeda Lopes.
As crianças interagiram com os idosos, com roda de conversa, brincadeiras. “É uma troca que desperta o afeto entre as crianças e em nós, educadores, a esperança que a generosidade, respeito e o amor sempre prevalecem”, explicou a coordenadora, Fábia Dória.
Ao analisar a função social da escola, a coordenadora ressalta ser “essencial levar em consideração as dimensões humanas, além das pedagógicas, ressaltando que esses conceitos se encontram em nossas palavras, mas nem sempre em nossas práticas”.
O tema, que ganhou o apelido de “Amorosidade”, foi pensado e escolhido por toda a equipe, por meio da observação das crianças no ambiente escolar, onde perceberam a necessidade de inserir temas que abordem questões relacionadas a sentimentos e suas formas de expressão.