inclusiva nas escolas
Ilhabela amplia projeto de educação inclusiva nas escolas com participação de pais de estudantes atípicos
A Prefeitura de Ilhabela, em uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, a Secretaria de Educação e o Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência, está ampliando um projeto de participação ativa dos pais de estudantes atípicos na Rede Municipal de Ensino, por meio de encontros regulares.
O projeto foi idealizado pela professora Bruna Maia e ocorre regularmente na E.M. Jose Antonio Verzegnassi, com a ideia de expandir gradualmente essa experiência para outras escolas do município para ampliar o alcance a outras famílias e tornar a educação inclusiva uma realidade cada vez mais presente em diversas unidades de ensino.
Nesta segunda-feira (18), um encontro com os pais foi realizado na E.M. Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira com o objetivo fomentar a inclusão e o acesso aos direitos das pessoas com deficiência, além de estreitar os laços entre o corpo docente da escola e as famílias dos estudantes atípicos. Durante os encontros, também são oferecidos esclarecimentos e orientações para o pleno exercício dos direitos e deveres dos alunos no contexto da educação inclusiva.
Momento de Convivência e Compartilhamento de Saberes
O evento contou com a presença da presidente do Conselho, Thalita de Carvalho, também mãe atípica, e das orientadoras sociais Tatiana Cardoso e Cristina Sá, que fizeram toda a mediação do encontro. Participaram também a gestora Tatiana Kalepniek, a coordenadora pedagógica Débora Misseno e a professora Carol Bernard, do Atendimento Municipal de Educação Especializada Inclusiva (AMEEI) e o corpo docente da unidade escolar, reforçando a importância da articulação entre todos os envolvidos no processo de inclusão escolar.
Para a pedagoga social da Secretaria de Desenvolvimento de Desenvolvimento e Inclusão Social, Thatie Adragna, o ato de ouvir os pais de estudantes atípicos é essencial para uma escola mais acolhedora e verdadeiramente inclusiva.
“A iniciativa não apenas forneceu informações cruciais, mas também criou um ambiente acolhedor para a troca de experiências, essencial para a construção de um espaço educativo mais inclusivo e empático. Precisamos assegurar que todos os alunos, independentemente de suas necessidades, tenham igualdade de oportunidades e o apoio necessário para seu pleno desenvolvimento”, reforçou.
Atuação do Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência
Desde sua criação, em março de 2024, o Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência tem se mostrado cada vez mais ativo, promovendo ações que garantem o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência em diversas esferas da vida social, como educação, saúde, acessibilidade e participação cidadã. A ação realizada na E.M. Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira é um exemplo do compromisso do conselho em trabalhar de forma colaborativa com a comunidade escolar e as famílias para construir uma sociedade mais inclusiva e justa para todos.
Com a realização de iniciativas como essa, Ilhabela avança na implementação de políticas públicas que promovem a inclusão de pessoas com deficiência, garantindo que seus direitos sejam respeitados e amplamente divulgados.