Fundo Social produz Kit Maternidade

Fundo Social produz Kit Maternidade

Saiba Mais

31/01/2025
Author avatar
Prefeitura de Ilhabela

O Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, que tem por finalidade atender às necessidades e problemas sociais locais, produz gratuitamente um Kit Maternidade com produtos essenciais para os cuidados de recém-nascidos.

Os kits são direcionados para mães em situação de vulnerabilidade e confeccionados pela equipe de corte e costura das oficinas do Fundo Social. Compostos por bolsa, mijão, saidinha, cobertor, macacão, fraldas descartáveis, luvinha e meia, foram entregues 46 kits em 2024, e a maioria deles entregues a famílias de comunidades tradicionais do arquipélago de Ilhabela.

De acordo com a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria José da Conceição, as famílias beneficiadas são escolhidas pelas assistentes sociais do município e conforme os critérios de vulnerabilidade social. “Os kits são confeccionados um a um por nossa equipe de costura, por isso é um recurso limitado às pessoas que realmente precisam. Mas é reconfortante saber que o nosso trabalho vai agasalhar e vestir um bebezinho que talvez a família não tivesse condições, já que roupinhas para recém-nascidos são caras”, explicou.

Uma das beneficiadas pela ação foi a moradora Jaine lúcio de Moraes, da comunidade tradicional de Castelhanos. A comunidade fica separada do restante da cidade devido ao Parque Estadual de Ilhabela e o acesso se dá apenas por barco ou uma estrada de terra que corta o parque e na qual só podem circular veículos 4x4 ou motos.

“Eu recebi o kit e até sabia que ele existia, mas não imaginava que iria receber. Foi muito boa essa ajuda. O meu bebê já está usando as roupinhas. Só posso dizer obrigada ao Fundo Social de Ilhabela, porque é uma ação muito legal por parte da Prefeitura”, agradeceu Jaine.

Outra mãe beneficiada foi a Gisele dos Santos Bastos, moradora da Água Branca, mas criada na comunidade tradicional do Bonete. O seu bebê, o Anthony, nasceu prematuro com apenas 25 semanas de gestação e ela ainda não estava preparada para o nascimento repentino.

“Fui uma das mães que recebeu o kit e foi muito bom saber que seria beneficiada. Meu bebê chegou bem antes do esperado, ele nasceu com seis meses e eu não tinha praticamente nada, então esse kit veio em uma boa hora”, ressaltou.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo