Alunos da E.M. Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira iniciaram a produção de Audiolivros para incentivar inclusão
Ouvir uma história estimula a imaginação e faz o ouvinte viajar sem sair do lugar. E os alunos do 3° ano da E. M. Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira sabem o que é isso, por meio de uma roda de leitura virtual, ocasionado no início da produção de audiolivros gravados pelos mesmos com estímulos voltados para a inclusão.
Com a mediação da Profº Carla Araújo a aluna Lorena Pereira, do 3° ano da instituição, esta semana realizou a leitura do livro “A Bota do Bode”, dos escritores Mary e Eliardo França, transformando a peça em um audiolivro, que por meio de vídeo teve interpretação de libras realizada pela intérprete da turma Giane Silva.
A ideia surgiu com o objetivo de aproximar um pouco mais os alunos da leitura, proporcionando também que os alunos coloquem em prática a aula de libras que estão aprendendo e desenvolvendo juntamente com as atividades remotas.
O objetivo dessa aula é instigar nos alunos o interesse pela leitura, resgatar alguns contos da Literatura Infantil, estimular por meio lúdico e criar narrativas a partir dos gêneros textuais. Nesse contexto, o aluno irá exercitar uma nova maneira de ler o mundo com os livros falados, estimulando também a dicção e a fala.
“Eles também podem mudar a forma como ouvimos, lemos e aprendemos, o que ajuda na alfabetização de jovens leitores, expandindo o vocabulário e melhorando a fluência. Isso também ajuda a entender como funciona a velocidade de leitura, as pausas, as entonações”. Concluiu a professora Carla Araújo.
Entre as grandes vantagens do audiolivro, uma das mais marcantes é o seu caráter de inclusão. “Os audiolivros são um excelente recurso para pessoas com deficiências visuais, auditivas e outros transtornos que impedem a leitura, como dislexia, hiperlexia, entre outros”. Comentou a intérprete Giane.
Os vídeos produzidos pelos interpretes, são publicados no canal do Youtube Librasaqui, e para acessar do áudiolivro “A Bota do Bode” basta acessar o link: https://bit.ly/2BdjdL6.