Ilhabela é pioneira no país com “Programa de Certificação Ambiental para Pousadas e Hotéis”
A Prefeitura de Ilhabela lançou na tarde desta terça-feira (24) de forma pioneira no Brasil com o “Programa de Certificação Ambiental para Pousadas e Hotéis” do município.
O programa visa premiar os empreendimentos turísticos que cumpram requisitos mínimos estabelecidos em um Protocolo de Boas Práticas Ambientais no rumo da sustentabilidade, ou seja, oferecendo serviços ecologicamente corretos e minimizando impactos ambientais no município.
“Não podemos deixar de enaltecer essa iniciativa importante que difunde o nosso cuidado com a questão ambiental. Ilhabela é a Capital Nacional da Vela, mas também é um lugar de contemplação, de qualidade de vida é isso que está trazendo as pessoas pra cá. Então essa iniciativa é fabulosa”, disse o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
A ação será executada por meio das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e do Turismo. “Ilhabela é pioneira no Brasil em um programa como esse. Foi uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, mas que contou com o apoio e a contribuição da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo e dos conselhos do Meio Ambiente e do Comtur, que aprovaram e ajudaram a elaborar essa ideia”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano.
Além disso, o programa visa viabilizar e incentivar ações que promovam a melhoria ambiental dos equipamentos que servem ao turismo de Ilhabela. “É muito importante esse Selo, porque cada uma dessas ações consolida Ilhabela como destino sustentável e a nossa meta é que Ilhabela seja o principal destino de Ecoturismo do Brasil, por isso, estamos trabalhando em conjunto com o Meio Ambiente e as demais Secretarias, Comtur e Associação Comercial. A cada passo que damos estamos colocando Ilhabela no patamar que ela merece”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite.
A adesão será voluntária e permitirá aos agentes privados do turismo agregar valor em seus negócios, gerando uma opção mercadológica aos meios de hospedagem de Ilhabela, atraindo turistas ecologicamente conscientes.
O Protocolo de Boas Práticas Ambientais do Programa baseia-se em sete parâmetros técnicos: técnicas construtivas; resíduos sólidos; saneamento e água; energia e emissões de poluentes; educação e conscientização; proteção da biodiversidade; e responsabilidade social.
Cada parâmetro se divide em três níveis progressivos para cumprimento dos requisitos, que definem as três categorias de certificação (A, B e C).
A certificação ocorrerá após a aprovação do Laudo Técnico. Os estabelecimentos certificados receberão um Selo de Certificação, com logomarca do Programa, podendo dele se utilizar para seu marketing, divulgando-o em seus canais de comunicação.
A Prefeitura de Ilhabela criará um espaço em sua página oficial na internet onde será divulgada a relação dos estabelecimentos certificados.