Como precaução, Prefeitura de Ilhabela volta a exigir uso de máscaras em locais abertos
O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci decretou nesta quarta-feira (22/12), a volta da exigência do uso de máscara em espaços abertos em toda a cidade.
Pelo decreto 8916/2021, fica determinada a partir desta quarta-feira (22/12), a obrigatoriedade do uso de máscara faciais nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, no interior de estabelecimentos e prédios com fins educacionais, comerciais, bancários, religiosos, repartições públicas municipais e em outros locais onde possa ter aglomeração de pessoas.
A medida se dá em função do aparecimento da variante Ômicron, o recente surto do vírus Influenza A H3N2, ou gripe H3N2, que já chegou a estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Amazonas e Rondônia, além do alto fluxo de pessoas nas festividades de fim de ano em Ilhabela.
“Apesar do alto índice de vacinação e a queda no número de casos de covid-19 em Ilhabela, nossa decisão é baseada na precaução. Nosso principal cuidado é com a saúde das pessoas”, destacou Colucci.
Atualmente, Ilhabela alcança a marca de 98% de vacinados com a primeira dose, sendo que desses vacinados com a primeira dose, 95% já tomaram a 2ª dose e 18% a 3ª dose. Estes dados são baseados nos dados da Vigilância Epidemiológica que registra a população vacinável na cidade.
Outra ação tomada pelo Prefeito Toninho Colucci como precaução foi o cancelamento dos shows e eventos musicais programados para a virada do ano. Apenas a tradicional queima de fogos sem estampido está mantida em quatro pontos da cidade: Vila, Perequê, Praia Grande e Portinho.
“Nossa indústria é o turismo e trabalhamos para aquecer, de forma segura e planejada, nossa economia local. Todas as ações tomadas pela Administração Municipal em relação ao turismo, são baseadas nos dados epidemiológicos, analisados diariamente”, afirma Colucci.