para promoção da cultura em Ilhabela
O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci assinou na tarde da última terça-feira (15/2) o termo de colaboração técnica e financeira entre a Prefeitura de Ilhabela e o Espaço Cultural Pés no Chão.
“Esta parceria irá oferecer à nossa população uma gama maior de atividades culturais e promover valor de cultura na sociedade. Num trabalho recíproco entre a Prefeitura e o Pés no Chão, vamos conseguir ampliar as políticas públicas culturais que nossa cidade precisa”, destacou o Prefeito.
Pelo termo de colaboração, estão previstos um conjunto de atividades de acesso à cultura, de caráter continuado, em bairros com menor incidência de equipamentos culturais, esportivos e de convívio comunitário, além dos que possuem maior vulnerabilidade social.
“Nós, do Pés no Chão, estamos muito felizes. A cada ano esta parceria se solidifica cada vez mais e com isso, conseguimos ampliar o atendimento e aumentar o grau de envolvimento da comunidade com a cultura”, declarou o presidente da entidade, Gabriel Andrés.
Serão realizadas durante o ano, oficinas culturais de dança, teatro, ludicidade, capoeira, cultura popular e atividades circenses, tendo como público-alvo, crianças, adolescentes, jovens e adultos, com idade entre 5 a 40 anos, prioritariamente pertencentes a núcleos familiares em condição de vulnerabilidade social.
Além disso, serão produzidas criações artísticas próprias, resultantes das oficinas culturais, que serão desenvolvidas para apresentações ao público em geral.
O investimento da Prefeitura de Ilhabela, por meio do termo de colaboração técnica e financeira com Pés no Chão, foi na ordem de R$ 584.238,00.
“O Pés no Chão é uma entidade que já trabalha há anos na cidade promovendo a cultura por meio de diversas modalidades artísticas. Sem dúvidas, uma parceria que renderá muitos frutos para a cidade”, declarou Marquinhos Guti, secretário de Cultura de Ilhabela.
O Espaço Cultural Pés no Chão é uma organização da sociedade civil de interesse público e atua na cidade desde 2001. Em seus 21 anos de vida, já realizou diversos projetos com a comunidade local, utilizando linguagens artísticas que favorecem o desenvolvimento do protagonismo, onde todos sobem ao palco.
Atua como disseminador da cultura em Ilhabela, promovendo a democratização cultural, a formação de plateia, e o fomento à arte como instrumento de transformação social. Inúmeros espetáculos já foram apresentados, gratuitamente, na sede da entidade. De acordo com a organização, o Espaço Cultural Pés no Chão está alinhado com a perspectiva de uma profunda transformação social por meio da arte-educação e do fomento à cultura.