Dia Mundial de Doação de Leite Humano
O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é celebrado nesta quinta-feira (19/5), e a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde ressalta que o Ciama (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno) incentiva a doação de leite humano.
O Ciama em parceria com o Banco de Leite de São Sebastião, tem o posto de coleta no Centro de Aleitamento Materno de Ilhabela. Todo leite arrecadado no município é encaminhado para ser pasteurizado e distribuído conforme a necessidade, priorizando sempre os bebês prematuros e de baixo peso.
A Michelle Cristine Dias Souza Paes Leme, mamãe do pequeno Dom, tornou-se uma doadora do Ciama. “Agradeço ao atendimento dos funcionários do Ciama, eles me deram muito suporte depois do nascimento do meu filho, porque tive dificuldade com a super produção de leite. Após o auxílio do Ciama consegui fazer a doação do leite, pois eles buscam e levam os frascos em na casa das doadoras. Fico muito feliz em estar ajudando as mamães que precisam e fortalecendo os bebês. Agora eu entendo a importância do aleitamento e os seus benéficos”.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Ilhabela, toda mulher que estiver amamentando é uma possível doadora. Basta estar saudável e não fazer uso de medicamentos que interfiram na amamentação.
A avaliação da possibilidade de doação ou não pelas lactantes é feita pelos próprios funcionários na visita de reconhecimento. Para ser doadora, basta entrar em contato com o Ciama Ilhabela e agendar a doação: (12) 3896-5010 ou (12) 997205562.
Entre os benefícios para os bebês que recebem a doação estão:
• A amamentação é importante para a criança até os dois anos ou mais. Nos primeiros seis meses, o leite materno tem todos os nutrientes que um bebê precisa:
• Reduz a mortalidade em até 13% até os 5 anos;
• Evita diarreia e infecções respiratórias;
• Diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto, hipertensão e obesidade;
• Aumenta as chances de recuperação dos bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados nas Unidades Neonatais.
Os benefícios para a doadora:
• Retirar leite materno para doação ajuda a aumentar a sua produção. Quanto mais a mulher esvazia as mamas, mais leite ela produz;
• Reduz a taxa de câncer de mama e de ovário;
• Diminui as chances de a doadora desenvolver diabetes tipo 2.