visitam Centro de Triagem
Estudantes de Ilhabela visitam Centro de Triagem
Os alunos do 5º ano da Escola Municipal José Antonio Verzegnassi, localizada no bairro da Água Branca, em Ilhabela, realizaram nesta quarta-feira (9/11), uma visita ao Centro de Triagem “Nega Malu”. A visita tinha como intuito mostrar às crianças como é realizado o trabalho no centro e ensinar mais sobre o descarte correto do lixo e como isso impacta a cidade.
Os alunos puderam acompanhar a triagem dos resíduos sólidos e aprender qual a destinação de cada material após esse processo, além de conhecer toda a estrutura do centro e a maneira correta de descartar o lixo em casa.
A gestora do centro, Ana Lúcia dos Reis, falou da importância de mostrar o trabalho realizado no aterro como parte de um trabalho de educação ambiental. “É muito importante as crianças virem, então chamamos as escolas para visitar e verem o trabalho que é feito e ver a destinação que a gente dá para esse material reciclado que vem da coleta realizada no município”, destacou.
A professora Luciene Reis Seixas, contou sobre como foi trabalhado o consumo consciente em sala de aula e a importância da visita ao centro como uma extensão desse aprendizado. “Nós viemos hoje para ver qual o destino do nosso lixo e o quanto é importante a gente saber consumir conscientemente, para não consumir coisas que não precisamos e que vão parar no lixo”, ressaltou.
O coordenador do centro, Alexandre Tavares, ressaltou a importância do trabalho de educação ambiental com crianças, que apresentam um grande potencial para disseminar bons hábitos acerca do descarte correto do lixo. “Começa por eles que começam a corrigir os pais e já crescem com uma mentalidade trabalhada em cima disso, tudo começa com as crianças que são o desenvolvimento do futuro”, salientou.
A aluna Gabriela Marques Rodrigues, de 11 anos, contou que achou a visita interessante e que o processo de separação do lixo é bem diferente do que ela havia imaginado.