deve receber mais de meio milhão
Ilhabela deve receber mais de meio milhão de pessoas na Temporada 2022/2023
Maior ilha no litoral do Brasil e um dos 65 destinos indutores do turismo do país, Ilhabela espera receber nesta temporada 2022/2023, que compreende os meses de dezembro a fevereiro, mais de meio milhão de pessoas.
Os dados são do Observatório de Turismo de Ilhabela, que faz a medição a partir das informações fornecidas pelo Departamento Hidroviário, do sistema de travessia de balsa e leva em consideração somente as pessoas que se deslocam para Ilhabela motivadas a lazer.
O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, reitera que a principal indústria da cidade é o turismo. “Temos trabalhado duro para retomar a economia, com a geração de trabalho e renda para nossa população. Recuperamos o turismo da cidade e retomamos nosso Calendário de Eventos. Promovemos também cursos de qualificação e incentivamos o comércio local com o congelamento de impostos. Ilhabela está preparada para mais esta temporada”.
Um dos picos de maior movimento são as festividades deste fim de ano (entre natal e réveillon), onde a cidade deve receber cerca de 61 mil pessoas. Já durante a semana de Carnaval, Ilhabela deverá receber pouco mais de 34 mil turistas. Esses números foram projetados com base nos números do mesmo período de anos passados.
Em Ilhabela, o visitante tem à sua disposição mais de 40 praias, algumas quase desertas e outras com ótima infraestrutura, dezenas de trilhas e cachoeiras, bem como seu famoso Centro Histórico, a Vila. A Prefeitura de Ilhabela oferece aos moradores e visitantes uma extensa programação cultural, turística e esportiva durante todo o período.
Outro fator que contribui para o incremento no número de turistas em Ilhabela são as escalas de navios cruzeiros, que nesta temporada 2022/2023 teve início no dia 31 de outubro e segue até abril de 2023. Ao todo, estão previstas 70 paradas, com previsão de receber mais de 200 mil visitantes e projeção de que sejam injetados cerca de R$ 100 milhões na economia local por meio do consumo em restaurantes, bares, cafés, passeios turísticos, contratação de guias de turismo, serviços de transfers, táxi, compra de souvenires, artesanatos e roupas, dentre outros.