da criança e do adolescente
Conferências discutem direitos da criança e do adolescente
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou, na última quinta-feira (16), a 5ª Conferência Municipal Convencional (jovens e adultos) e a 2ª Conferência Municipal Lúdica (crianças e adolescentes). O evento foi realizado no Paço Municipal em dois horários, às 14h para crianças e adolescentes e às 18h para jovens e adultos.
A conferência dos direitos da criança e do adolescente tem como intuito avaliar as ações desenvolvidas e propor novas práticas para a implementação da política e do plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes. As conferências são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais envolvidas, como Assistência Social, Educação, Saúde, Esporte e Lazer, da Cultura, Transporte e Acessibilidade.
O prefeito, Toninho Colucci, falou da satisfação de poder ouvir os jovens e proporcionar melhorias para essa geração. “Fico muito feliz de como prefeito estar priorizando de forma transversal o jovem no nosso governo, que é a prioridade maior. Quando a gente faz investimentos na saúde, para atender bem esses jovens a gente está priorizando uma geração do futuro”, salientou.
A secretária de Educação, Lídia Sarmento, falou da dificuldade dos alunos no retorno pós-pandemia e como isso foi percebido pela Educação. “A gente foi percebendo a dificuldade nesse processo de sociabilização, quantos medos, receios, quantos quadros de ansiedade, pânico e isso assustou muito. A Secretaria de Educação com a Secretaria de Saúde fez com que a gente criasse uma força muito maior daquela que nós tínhamos para trabalhar por nossas crianças e pelos nossos adolescentes”, destacou.
O evento contou com a presença da secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Nanci Zanato; da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dra. Patrícia Moraes; da Conselheira Tutelar Dra. Marília Barbosa e da secretária adjunta de Saúde, Maria Aparecida Piedade.