Itaquanduba e já impacta positivamente
Obra de saneamento básico avança no Itaquanduba e já impacta positivamente no meio ambiente
A Prefeitura de Ilhabela segue com a obra de saneamento básico no Itaquanduba para complementação da rede coletora de esgoto no bairro, onde cerca de 400 casas serão ligadas ao sistema sanitário. Investimento já reflete na balneabilidade das praias da região.
“Sempre afirmo que a cada real investido em saneamento, o setor público economiza na saúde pública. Este importante investimento visa melhorar a qualidade de vida dos moradores da região e também preservar nosso meio ambiente e a balneabilidade de nossas praias”, destaca o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Desde o início do mês de abril, é possível constatar os reflexos da obra na balneabilidade das praias. Conforme última amostragem da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), realizada em 20 de abril, a Praia do Itaquanduba exibe neste momento a Bandeira Verde, indicando que está própria para a recreação e banho.
Durante mais de uma década, as praias do Itaquanduba e Itaguaçú sofreram com a balneabilidade comprometida devido ao lançamento de esgotos in natura, provenientes das residências do Morro dos Mineiros, recebendo frequentemente a indicação de praia imprópria para banho.
Com investimento de aproximadamente R$ 6 milhões, a obra no Itaquanduba abrange cerca de 5,5 km de rede coletora de esgoto e cerca de 400 ligações domiciliares para a coleta adequada.
“Até o momento, já foram implantados 2 km de rede e efetuadas 145 ligações, representando um grande avanço em relação à situação anterior. A Secretaria de Meio Ambiente trabalhou e investiu muito para chegar nesse resultado. Nossa meta é ter 100% do esgoto da ilha coletado e tratado para garantir a balneabilidade de todas as praias”, destacou a engenheira florestal e secretária de Meio Ambiente de Ilhabela, Kátia Freire
A iniciativa da Prefeitura de Ilhabela é uma importante solução para os problemas ambientais que afetam diretamente a população. Com a implantação da rede coletora de esgoto, a cidade avança em direção a um futuro mais sustentável e em harmonia com a natureza.