3 mil mulheres em cinco edições
A Prefeitura de Ilhabela encerrou no último sábado (13) o ciclo de edições do Mulher Mais Cidadã, desta vez na Escola Municipal Professora Mércia do Nascimento Dias, no Pequeá. O evento reuniu 360 mulheres que tiveram acesso a serviços de testes rápidos de saúde, orientações sobre empreendedorismo, cuidados necessários para evitar proliferação de doenças transmitidas por vetores, como Dengue, Zika e Chikungunya, esmaltação de unhas e vacinação contra Influenza, entre outros. O Mulher mais Cidadã teve início no mês de março, passou pelos bairros da Praia Grande, Barra Velha, Reino e Itaquanduba. Mais de três mil mulheres foram beneficiadas pela iniciativa da Prefeitura em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela.
As duas últimas edições contaram ainda com a participação da Secretaria de Serviços Urbanos, com orientações sobre coleta de lixo e campanha de conscientização sobre a responsabilidade de limpeza das calçadas e passeios públicos e do Centro de Convivência da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ilhabela, com o projeto “Da Bituca à Arte”, que utiliza a massa celulósica das bitucas de cigarro recicladas e transforma em papel artesanal para produção de agendas, blocos de notas, cadernos e outros artesanatos que posteriormente são comercializados na loja “Mãos Encantadas”, mantida pelo Fundo Social.
O prefeito Toninho Colucci participou de todas as edições. “É uma satisfação muito grande poder realizar ações como esta, que alcançam as mulheres com serviços e orientações sobre os seus direitos”, ressaltou. O empenho das equipes da Prefeitura e do Fundo Social na realização do Mulher mais Cidadã também foi destacado pelo prefeito. “É um evento que demanda um grande esforço das várias secretarias envolvidas e do Fundo Social de Solidariedade. Meu agradecimento a todos os envolvidos no projeto. O sucesso é resultado do empenho de cada um de vocês”, valorizou.
Kits de Beleza
Uma das atrações que mais agradou as mulheres que participaram da ação foi o Kit de Beleza com itens de higiene e cuidados pessoais montado com doações recebidas pelo Fundo Social de Solidariedade. Os kits foram entregues em todas as edições e também para as mulheres das Comunidades Tradicionais de Castelhanos, Ilha da Vitória e Ilha dos Búzios (Guanxumas e Porto do Meio), durante as visitas realizadas pelo prefeito Toninho Colucci e pelas equipes do Fundo Social e da Secretaria de Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura nos últimos dois meses. “É um gesto simples, mas com grande impacto, pois na rotina do dia a dia, a mulher cuida da casa, da família, muitas trabalham fora e se esquecem do principal, que é cuidar e ter tempo para ela mesma”, salienta Maria José da Conceição, presidente do Fundo Social de Solidariedade.