promove resultados positivos
Encerramento do Projeto Viva Leve 2 promove resultados positivos no combate à obesidade em Ilhabela
O Projeto Viva Leve 2, idealizado pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou nesta segunda-feira (9/10) sua segunda edição com a realização de uma gincana seguida de um piquenique light. A inciativa, teve duração de seis meses e terminou com a participação de 52 pessoas que buscavam combater a obesidade e adotar uma vida mais saudável.
Ao longo do projeto, os participantes tiveram acesso a avaliações físicas, atividades físicas e orientação nutricional. O objetivo do Viva Leve 2 era apoiar pessoas acima do peso, com idades entre 18 e 59 anos e sem comorbidades ou lesões severas, oferecendo um cronograma composto por aulas presenciais de funcional na praia, encontros mensais com nutricionistas e psicólogas, além de avaliações físicas periódicas.
Segundo a coordenadora do Viva Leve 2, Daniela Goes, uma das principais metas é incentivar mudanças duradouras nos hábitos de vida dos participantes. "O projeto busca mostrar que é possível mudar para uma vida mais saudável, mesmo que isso não seja fácil. Muitas vezes, as pessoas não atingem seu peso ideal, mas conseguem implementar rotinas mais saudáveis, adotar uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas regularmente".
Durante os seis meses de projeto, diversos participantes apresentaram melhorias significativas em áreas como sono, alimentação e qualidade de vida, como Hugo José dos Santos, morador do bairro do Reino, que compartilha sua experiência.
"O Projeto foi muito positivo pra mim. Eu achava que não conseguiria mudar a forma de vida que eu levava e hoje eu sinto que mudou muito. Conquistei uma disposição que não tinha antes, comecei a me alimentar de forma certa e saudável. Agradeço aos profissionais que me ajudaram. O incentivo deles foi bem positivo. Hoje me sinto bem e já não tenho mais os problemas de saúde que tinha como azia, refluxo além de não dormir bem. Perdi muitas medidas. Foi muito positivo e muito bacana e os profissionais são excelentes. Participem da próxima edição, vocês conseguem mudar assim como eu mudei”, incentiva.
Próxima edição
A terceira edição do Projeto Viva Leve já tem data marcada para março de 2024 e as pré-inscrições já estão abertas na Unidade Básica de Saúde de referência. As vagas são limitadas, portanto, interessados devem se antecipar para garantir sua participação.