serviços de manutenção veicular
Procon Ilhabela oferece dicas para serviços de manutenção veicular nas viagens de fim de ano
Próximo ao fim do ano e as férias escolares, muitos motoristas aproveitam para fazer as devidas manutenções em seus veículos. Deixar para resolver de última hora aquele problema mecânico, ou mesmo a revisão e troca de óleo, pode esconder riscos para o consumidor e até mesmo golpes.
Por isso, o Procon Ilhabela apresenta dicas para não ter dor de cabeça na hora da manutenção do veículo ou troca de pneus. Um dos golpes mais comuns é o aumento de preço nas peças ou serviços, justamente nesta época em que muitos proprietários procuram as oficinas.
Outro golpe praticado é a invenção de problemas que não existem para cobrar pela solução desnecessária. Nesta prática, apontamentos que indicam vazamentos de óleo inexistentes são comuns, por isso a principal dica é acompanhar todo o processo de revisão e evitar gastos com o que está perfeitamente normal.
Pode acontecer, ainda, do profissional trocar peças boas por outras defeituosas, seja por má fé ou até mesmo descuido na hora da revisão. Quando for alinhar e balancear as rodas, veja também se não há pequenos pedaços metálicos inseridos na parte interna do cubo, pois eles alteram a estabilidade e fazem parecer que ela está empenada. Essa conduta é conhecida como “golpe da roda torta ou empenada”.
Por mais que o motorista enfrente contratempos na manutenção, lembre-se que um veículo seguro é o primeiro passo para uma viagem tranquila. Fique alerta e confira abaixo as principais dicas do Procon Ilhabela:
- Procure avaliações e indicações de empresas e profissionais de confiança;
- Não concorde em realizar o serviço de tiver dúvidas sobre a necessidade de reparo ou preço abusivo. Na dúvida, procure outro profissional para obter uma segunda opinião;
- Exija sempre orçamento detalhado com preços e serviços antes de assinar qualquer documento;
- Antes da desmontagem do veículo, o fornecedor tem o dever de informar se há custo para o orçamento;
- Na substituição de peças, o consumidor tem o direito à Nota Fiscal das peças novas e verificar a peça danificada;
- O Fornecedor é obrigado a cumprir com o orçamento que ofertar;
- Se o orçamento não tiver um prazo de validade, será válido por dez dias. Ele deverá ter a descrição detalhada de todas as informações, tais como valor da mão de obra, dos materiais e equipamentos que serão utilizados, as condições de pagamento e o prazo para execução do serviço;
- Na mão de obra, os serviços realizados no automóvel, estão cobertos pela garantia de 30 dias de acordo com o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor.
- Na garantia de peças automotivas, o Código de Defesa do Consumidor estabelece que todo produto tenha, obrigatoriamente, garantia de 90 dias. Isso quer dizer que o prazo mínimo para a troca de uma peça defeituosa, por exemplo, é de 90 dias após a compra.