recebe mais de 2,4 mil visitantes
Feira Literária de Ilhabela (FLAI) recebe mais de 2,4 mil visitantes e premia vencedores do tradicional 19° Concurso de Poesia
De 22 a 25 de agosto, o Centro Cultural da Vila recebeu a 11° Feira Literária do Arquipélago de Ilhabela (FLAI), que contou com a participação de mais de 2,4 mil visitantes e apesar do frio, superou o público da edição anterior. O evento foi visitado ainda por dez escolas municipais e pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
A FLAI teve ainda o lançamento de diversos livros, oficinas, palestras, bate papos, oficina de impressão de cordel caiçara, o monólogo “Ghandi, a ética inspiradora”, com o ator João Signorelli e a exibição do documentário “Eva Esperança”, que narra a vida de Eva Esperança da Silva, mulher de grande importância para memória e cultura de Ilhabela e a região do Litoral Norte paulista, o espetáculo circense animado “Super Tosco”.
No sábado (24) a FLAI teve um grande destaque na programação, a premiação do tradicional 19° Concurso de Poesia da Biblioteca Pública Municipal, uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura em parceria com a Fundação Arte e Cultura de Ilhabela e o SisEB - Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.
O concurso foi criado em 2004 com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e da escrita, além de promover e divulgar a produção poética no âmbito local. Neste ano o tema foi “Segredos do Mar” e recebeu 437 inscrições nas três categorias, sendo 249 (infantil), 88 (juvenil) e 100 (adulto), números também superiores à última edição, realizada em 2023.
“A participação recorde de poesias inscritas, e que geraram o nosso livro, mostra que estamos no caminho certo de despertar o interesse pela literatura e incentivar novos poetas. Quem sabe daqui não saia um grande nome da literatura para o futuro?”, destacou o secretário de Cultura e Presidente da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), Alexandre Baptista.
Confira os vencedores do 19° Concurso de Poesia de Ilhabela:
Categoria - Adulto:
1ª Lugar: Fabiana Côrtes Carvalho Pepino
(Poema “Acalanto Afro-atlântico”)
2º Lugar: Luiz Gustavo Escrivão Mubarack
(Poema “Mar à Vista”)
3º Lugar: Calebe da Rosa
(Poema “Berço e Tumba”)
Categoria - Juvenil:
1ª Lugar: Eron Paixão Moraes Barbosa
(Poema “Bramido Inconsolável”)
2º Lugar: Gabriel Pires Neubel
(Poema “História que o mar levou”)
3º Lugar: Luigi Isola Carlos
(Poema “Nas Profundezas do Mar”)
Categoria - Infantil:
1ª Lugar: Flora Echenique Pinciroli
(Poema “O Lindo Mar”)
2º Lugar: Lorena Pereira do Nascimento
(Poema “As ondas”)
3º Lugar: Nicole Bueno Silva
(Poema “Segredos do Mar”)