Erik Scheidt vence a Copa Brasil de Estreantes; time do RJ vence Brasileiro por Equipes
A sexta-feira (11), começou cedo no 47° Campeonato Brasileiro de Optimist, que está sendo disputado em Ilhabela. Os velejadores veteranos disputaram o Campeonato Brasileiro por equipes, evento que teve 16 times de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal e do Chile. A regatas começaram às 9h30 em frente à praia do Perequê. A competição teve um formato eliminatório, com uma equipe correndo contra a outra em seis etapas, mais a final, que foi melhor de três.
Os times do Rio Grande do Sul 1 e Rio de Janeiro 1 fizeram uma final eletrizante, com disputas acirradas e muita marcação. A primeira regata foi vencida pelos cariocas e a segunda pelos gaúchos, deixando a decisão para a terceira prova. No final, o título ficou com o time do Rio de Janeiro, formado por Bernardo Martins, Diogo Petersen, Pedro Muricy e Joana Gonçalves.
“A equipe treinou muito e veio melhorando durante o campeonato. Foi bem tenso, por que não ganhamos a primeira regata contra os gaúchos, mas na final ganhamos a primeira, eles a segunda e conseguimos passar eles na terceira”, disse Joana. “Estou muito feliz, é meu primeiro título por equipes. Treinamos muito para isso! Estamos bem entrosados e conseguimos acertar as jogadas”, disse Pedro. “Foi uma disputa bem acirrada, que foi decidida nos mínimos detalhes”, falou Bernardo. “Fomos a equipe que mais treinou e por isso conseguimos o resultado que queríamos. A comunicação em uma regata de equipe é bem diferente, conversamos o tempo todo, algo que não acontece na regata individual. Em um campeonato por equipes é como se os quatro velejadores fossem um só”, completou Diogo. Os quatro são atletas do ICRJ.
Já os estreantes fizeram as duas últimas regatas da Copa Brasil de Estreantes próximo à praia de São Francisco, local mais abrigado do vento sul que soprou forte o dia todo no Canal de São Sebastião. Erik Scheidt, que representa a Flotilha Borrachudo, de Ilhabela, venceu mais uma regata e terminou a segunda do dia na segunda colocação, garantindo a medalha de ouro. O segundo lugar também foi para a flotilha local com Ian Borgstrom.
“Foi legal velejar nesse lugar bonito com os amigos. Uns dias foram mais difíceis que os outros, mas, o que eu mais gostei foi de ficar com os amigos. Agora não sou mais estreante e vou ter que treinar mais lá na Itália”, disse ele, que mora no lago de Garda, ao norte do país.
A premiação dos dois eventos foi realizada na Escola de Vela Lars Grael.
Resultados:
Copa Brasil de Estreantes
- Erik Scheidt, Ilhabela, 7 pontos perdidos (pp)
- Ian Borgstrom, Ilhabela, 14 pp
- Davi Neves, ICSC, 19 pp
- Eduardo Almeida, ICRJ, 31 pp
- Marina Uegama, YCSA, 33 pp
Campeonato Brasileiro por Equipes
- RJ1 – Bernardo, Diogo, Muricy, Joana
- RS1 – Gustavo, Erik, Alexandre, Maria Eduarda
- SC1 – Clara, Fernando, João, Guilherme, Lívia
Conhecendo Novas Velas
Com o fim dos dois campeonatos, os velejadores ganharam o sábado de folga e a CBVELA aproveitou o dia para apresentar novas classes para os atletas, uma vez que o limite de idade para velejar de Optimist é 15 anos. Eles puderam velejar de Snipe, Laser, 420 e 29er, na Escola de Vela Lars Grael.
A programação do 47º Brasileiro de Optimist é intensa, com as regatas dos veteranos que seguem até o dia 15, sempre a partir das 13h. O evento é classificatório para o Sul-Americano, que será disputado em Algarrobo, no Chile, em abril.
As regatas podem ser acompanhadas em tempo real pelo canal Vela Viva no Youtube, Facebook e Whatsapp pelo número (11) 94158-2468. Os resultados podem ser vistos no aplicativo APVela (disponível para Android e iOS). As fotos estão disponíveis na fanpage da Fevesp no Facebook.
O 47º Campeonato Brasileiro tem a realização da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, organização da Fevesp, Escola de Vela Lars Grael e Mídia Certa Ilhabela Brasil e apoio Institucional CBVela e ABCO.
Confira a programação:
Dia 14
13h – Regatas Brasileiro de Optimist
Dia 15
13h – Regatas Brasileiro de Optimist
20h – Cerimônia de encerramento e premiação