Instalação da tenda visa desafogar o hospital e ampliar medidas de combate à contaminação por coronavírus
Tenda – “gripário” – começou a funcionar nesta segunda-feira no estacionamento do Hospital Municipal Mário Covas
Começou a funcionar nesta segunda-feira (30) a tenda – “gripário” – montada no estacionamento do Hospital Municipal Governador Mário Covas Junior para atender pacientes com sintomas de gripe.
A tenda, uma das novas medidas de enfrentamento à propagação do coronavírus, o Covid-19, funcionará como um “gripário”, porque atenderá pacientes com sintomas de gripe, que dessa forma não precisarão passar pelo hospital, evitando assim exposição e risco de disseminação do Covid-19, além de desafogar a unidade hospitalar.
De acordo com o secretário de Saúde, Gustavo Barboni, a transferência do atendimento para o “gripário” vai ser gradativa, de acordo com a demanda. Por isso, as primeiras horas do primeiro dia de funcionamento teve movimento tranquilo. Assim, a Saúde está aproveitando para fazer adequações de fluxo.
Outra medida confirmada é a adequação do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), localizado perto do hospital, no bairro Barra Velha, para servir como local de internação de pacientes acometidos por outras doenças, não relacionadas à crise gripal.
O secretário confirmou a entrega de mais respiradores ao hospital e a compra de mais mil testes rápidos, que se somarão aos testes que serão enviados pelo governo estadual.
A cidade não tem nenhum caso confirmado de coronavírus.
A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha, tem feito diariamente vídeos sobre os números investigados na cidade, cumprindo compromisso de apresentar informações atualizadas sobre a doença e as providências realizadas para enfrentar a pandemia.